Modelagem 3D com Blender, Parte IV

Olá a Todos!
 
Hoje vamos continuar a desenvolver nossas habilidades de modelagem e animação com o software Blender, dando andamento ao exemplo do Boneco de Neve onde iremos adicionar e editar um cenário. Para quem não acompanhou o início deste exemplo pode ver as postagens anteriores nos links abaixo.





Bom, agora vamos ao exemplo de hoje que é a inserção de um cenário junto ao Boneco de Neve, vamos às etapas.

1) Abrindo o arquivo
Inicialmente abrimos o software Blender e abrimos o arquivo de Boneco de Neve que já tinha sido criado.


 
Antes começarmos com o cenário vamos realizar dois procedimentos com o Boneco, a saber:

2) Percebam que as bolas que definem um boneco parecem estar cheia de pequenos planos quadrados, vamos dar um aspecto mais suave a essas esferas? Para isso usamos o modificador Smooth da aba Tools
 
 
Selecionamos todo o boneco (Clicamos em B e depois arrastamos com o mouse a janela que envolve todo o Boneco), depois clicamos em Smooth, o antes e depois aparece a seguir:



3) Agora vamos juntar objetos do Boneco como um só, para isso basta que selecionemos todo o personagem novamente e depois cliquemos CTRL + J. Vejam que agora quando clicamos no Boneco todas as partes do seu corpo são selecionados.

4) Inserindo os planos que definirão o cenário
Primeiro clicamos com o mouse logo abaixo do boneco para que o plano do chão seja inserido logo abaixo do boneco, depois clicamos na aba esquerda Create e em Grid, adicionamos ao plano 50 subdivisões em X e Y, a figura a seguir ilustra o que acabamos de fazer.



5) Reduzindo o tamanho do personagem e aumentando os planos
Podemos verificar que o Boneco está muito maior que o plano, assim vamos reduzir o tamanho do Boneco o selecionando com o mouse, depois teclamos S (Scale) e movemos com o mouse para reduzir o Boneco. Depois fazemos o mesmo procedimento para aumentar o plano. O resultado nós vemos na figura a seguir.

Agora vamos duplicar o plano criado e o rotacionar  para que ele represente o céu. Para isso primeiro selecionamos o plano e clicamos em Tools e Duplicate, e depois teclamos em Rotate e X (Rotate no eixo X) e vamos digitar 90 em angle para deixar os planos perpendiculares. Vamos ver o que fizemos na figura a seguir.

Depois nos movemos o plano que representa o céu para traz, aplicamos as cores do terreno (amarelado) e do céu (azulado), para isso usamos Material Editor, como já visto nas sequências anteriores deste exemplo. Se os planos não ocupam toda a cena nós podemos o aumentar com a função Scale. Vejamos a seguir o que fizemos até agora.
 

6) Trabalhando com Edit Mode para a modelagem do terreno acidentado
Agora vamos aprender um conceito novo do Blender, o de Edição de Objetos. Para isso vamos ativar o modo de edição mudando a opção na aba inferior de Objet Mode para Edit Mode. Vejam na figura abaixo.

Agora vamos trabalhar com a modelagem do terreno, para isso vamos usar muito as teclas de seleção, relembrando:


Observem que agora, no modo Edit Mode, quando selecionamos uma área do plano a seleção será só dos pontos da região, vejam na figura a seguir:
 


Agora com as setas de movimento (seta azul) vamos subindo o terreno...
 

Agora selecionamos só a parte mais central das áreas elevadas e subimos novamente...

 
Finalmente Aplicamos a função Smooth e temos o seguinte resultado:


Acrescento ainda um vídeo com o que acabamos de fazer aqui para facilitar o entendimento:

 

É isso pessoal, acho que está bom por hora.  Espero que tenham gostado, não deixem de comentar e deixar suas sugestões. Abraços,

Comentários