Olá a Todos!
Selecionamos todo o boneco (Clicamos em B e depois
arrastamos com o mouse a janela que envolve todo o Boneco), depois clicamos em Smooth, o antes e depois aparece a
seguir:
Hoje vamos continuar a desenvolver nossas
habilidades de modelagem e animação com o software Blender, dando andamento ao
exemplo do Boneco de Neve onde iremos adicionar e editar um cenário. Para
quem não acompanhou o início deste exemplo pode ver as postagens anteriores nos
links abaixo.
Bom, agora vamos ao exemplo de hoje que é a inserção de um
cenário junto ao Boneco de Neve, vamos às etapas.
1) Abrindo o arquivo
Inicialmente abrimos o software Blender e abrimos o arquivo
de Boneco de Neve que já tinha sido criado.
Antes começarmos com o cenário vamos realizar dois
procedimentos com o Boneco, a saber:
2) Percebam que as bolas que definem um boneco parecem estar
cheia de pequenos planos quadrados, vamos dar um aspecto mais suave a essas
esferas? Para isso usamos o modificador Smooth da aba Tools
3) Agora vamos juntar objetos do Boneco como um só, para
isso basta que selecionemos todo o personagem novamente e depois cliquemos CTRL + J. Vejam que agora quando clicamos no Boneco todas as partes do seu
corpo são selecionados.
4) Inserindo os planos que definirão o cenário
Primeiro clicamos com o mouse logo abaixo do boneco para que
o plano do chão seja inserido logo abaixo do boneco, depois clicamos na aba
esquerda Create e em Grid, adicionamos ao plano 50
subdivisões em X e Y, a figura a seguir ilustra o que acabamos de fazer.
5) Reduzindo o tamanho do personagem e aumentando os planos
Podemos verificar que o Boneco está muito maior que o plano,
assim vamos reduzir o tamanho do Boneco o selecionando com o mouse, depois
teclamos S (Scale) e movemos com o
mouse para reduzir o Boneco. Depois fazemos o mesmo procedimento para aumentar
o plano. O resultado nós vemos na figura a seguir.
Agora vamos duplicar o plano criado e o rotacionar para que ele represente o céu. Para isso
primeiro selecionamos o plano e clicamos em Tools e Duplicate, e depois
teclamos em Rotate e X (Rotate no eixo X) e vamos digitar 90
em angle para deixar os planos
perpendiculares. Vamos ver o que fizemos na figura a seguir.
Depois nos movemos o plano que representa o céu para traz,
aplicamos as cores do terreno (amarelado) e do céu (azulado), para isso usamos Material Editor, como já visto nas
sequências anteriores deste exemplo. Se os planos não ocupam toda a cena nós
podemos o aumentar com a função Scale.
Vejamos a seguir o que fizemos até agora.
6) Trabalhando com Edit Mode para a modelagem do terreno
acidentado
Agora vamos aprender um conceito novo do Blender, o de Edição
de Objetos. Para isso vamos ativar o modo de edição mudando a opção na aba
inferior de Objet Mode para Edit Mode. Vejam na figura abaixo.
Agora vamos trabalhar com a modelagem do terreno, para isso
vamos usar muito as teclas de seleção, relembrando:
Observem que agora, no modo Edit Mode, quando selecionamos uma área do plano a seleção será só
dos pontos da região, vejam na figura a seguir:
Agora com as setas de movimento (seta azul) vamos subindo o
terreno...
Finalmente Aplicamos a função Smooth e temos o seguinte resultado:
Acrescento ainda um vídeo com o que acabamos de fazer aqui
para facilitar o entendimento:
É isso pessoal, acho que está bom por hora. Espero que tenham gostado, não deixem de
comentar e deixar suas sugestões. Abraços,
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