Animação Tradicional 2D

Olá A Todos,

Hoje vamos fazer um pequeno exemplo de uma animação 2D tradicional, aquela que envolve o desenho quadro a quadro na folha de papel , que foi muito utilizada pelos estúdios numa época em que não existia o recurso do computador, e quando eram necessários muitos desenhistas, arte-finalistas, fotógrafos, entre outros profissionais para produzir uma animação. Mas vamos deixar essa história para depois e iniciar o exemplo de hoje...


1) Primeiro vamos definir a cena e o seu personagem, no caso aqui vamos imaginar um Boneco de Neve saltitando, vejam o esboço abaixo...


2) Elaboração do Model Sheet do Personagem. O Model Sheet é um Raio X do personagem, onde o mesmo é desenhado nas posições suficientes para não haver dúvida sobre a sua forma e proporção, geralmente com uma vista de frente, lateral e de costas, mas podem ser necessárias mais vistas.


3) Uso de cronometro para estimar o tempo da cena. Neste momento tentamos imaginar e reproduzir a cena como num teatro, ao mesmo tempo que usamos um cronometro para marcar o tempo de duração da cena.

Desenhista estimando o tempo de uma Cena

4) Trabalhando com a mesa de luz própria para animação. A mesa de animação é basicamente uma mesa de luz com pinos para fixação dos papéis onde são feitos cada desenho da animação, a parte onde fica o papel pode rodar para facilitar o trabalho do desenhista, vejam na figura a seguir.

Mesa de Animação da NCA

Os papéis são previamente furados para que se fixem nos pinos da mesa de animação, a mesa tem dois possíveis pinos: os comuns com dois furos dos furadores e o de três pinos que são usados mais profissionalmente. Vamos no nosso exemplo utilizar o furo de dois pinos.

Para desenhar a animação do personagem, no caso o Boneco Saltitante, pegamos a cena já desenhada (primeira figura) com as posições chaves do Boneco (Keyframes) e sobrepomos nela um outro papel na mesa de animação, ambos fixados pelos furos nos pinos. A partir dai, com o auxilio da luz que deixa ver o desenho da folha de baixo, vamos desenhando cada boneco na sequencia e numerando a folha, no final vamos ter a sequencia das poses chaves da animação do Boneco, vejam o que acabamos de explicar no vídeo a seguir.


6) Animatik, testando a animação.

Agora vamos usar o programa Monkey Jam para fazer o teste da animação (Animatik). Primeiro definimos como um segundo com 12 desenhos, fazendo o passo 3 desta sequencia chegamos a conclusão que a Cena tem uns 3 segundos dai sei que o a animação final terá 36 desenhos (12 x 3 segundos). Para capturar cada desenho usamos a Web Cam do notebook, como ilustra a figura abaixo.


Agora vamos ver no video a seguir como trabalhamos com o software Monkey Jam



Até aqui apresentamos os passos até se chegar ao Animatik, onde marcamos o tempo da cena e distribuímos as poses chaves (KeyFrames) na cena, de acordo com o tempo de cada ação. Percebam que nessa fase só desenhamos as poses chaves, e a repetimos nos frames seguintes até chegar no próximo KeyFrame, sem se preocupar com os desenhos intermediários da animação. a figura a seguir ilustra o que dissemos.



Obs: É possível fazer download do software MonkeyJam pelo link: http://monkeyjam.org/

Bom, na postagem de hoje vimos como fazer uma cena de animação tradicional 2D onde chegamos até o Animatik, que nos ajuda a ver como está a animação, se por exemplo ela está muito rápida aumentamos o tempo, porém ainda falta terminar a animação com os desenhos intermediários, além de arte finalizar e produzir a cena em software próprio, mas vamos deixar isso para uma próxima publicação.


É isso por hoje pessoal, espero que tenham gostado e deixem seus comentários e sugestões. Abraços.

Foi publicada a sequencia deste exemplo em 10 de dezembro de 2016, segue no link: Parte II

Comentários