Animação Tradicional 2D - Parte II

Boa Tarde a Todos! Hoje vamos continuar nosso exemplo de elaboração de animação 2D tradicional que usa a técnica de desenho quadro a quadro. Para quem não viu a primeira parte desse exemplo segue o link abaixo:

Animação 2D - Parte I

Como vimos anteriormente utilizamos a mesa de luz para a elaboração dos keyframes (frames chaves) da animação de um boneco de neve pulando, agora vamos continuar essa animação inserindo os frames intermediários e finalizando a animação, isto contempla as seguintes etapas:

1) desenho dos frames,

Depois que os keyframes são desenhados o passo seguinte é desenhar os frames intermediários, como é feito isso? Se temos o keyframes 2 e 3 entre eles se desenha um desenho intermediário, conforme as imagens a seguir exemplificam...

Os dois keyframes são vistos com o efeito da mesa de luz

É inserida uma terceira folha onde se desenha o frame intermediário


2) arte final de cada slide com caneta nanquim,

Terminados os desenhos da animação é necessário melhorar sua arte finalização, insere-se uma folha em branco sobre o desenho original, e com o recurso da mesa de luz, desenha-se por cima com caneta nanquim. As imagem a seguir ilustram o processo.




3) digitalização dos desenhos,

Para se digitalizar o desenho é preferível um Scanner com alimentador automático, conforme o da figura a seguir, isso porque geralmente uma animação tem muitos desenhos e seria inviável digitalizar os desenhos manualmente, um por um, no Scanner.



4) pintura dos desenhos no photoshop,

Depois de digitalizados os desenhos de cada slide são pintados no photoshop ou outro programa similar. Nesta etapa como o desenho é de um personagem que sera inserido sobre um cenário toda parte do slide deve ser transparente e só se ter o personagem pintado, depois disso o slide é salvo como arquivo PGN, que é o que mantem a transparência. Vejam o que acabamos de dizer na imagem a seguir...


Personagem já pintado e com fundo transparente.

5) Elaboração dos Cenário

O processo de elaboração do cenário não tem mistério, desenhamos e pintamos o cenário e depois editamos e criamos o arquivo de imagem.

6) Edição da animação no Toom Boom.

Depois de finalizados todos os slides da animação, os mesmos são salvos um a um como arquivo de imagem com transparência (formato pgn) e numerados na sequencia da animação. Assim no software Toom Boom (ou outro similar) os slides são importados numa camada enquanto que o cenário é inserido na camada inferior.



A figura a acima ilustra a tela de trabalho do software, importante destacar que na parte inferior se encontra a Timeline com a sequencia de imagens da animação, na configuração da animação estabelecemos a taxa de 24 frames por segundo. Terminada a edição da animação concluímos a exportação do arquivo de vídeo da animação, vejam o resultado no gif abaixo.



Para reforçar o que explicamos nesta postagem segue abaixo o nosso vídeo explicando todo o processo de elaboração desta animação.



É isso pessoal, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões. Abraços!

Comentários