Arte Finalização da Animação no Open Toonz

Olá a Todos, hoje vamos continuar a falar do software Open Toonz, um software de animação 2D que pode ser baixado gratuitamente. Para quem não acompanhou a primeira publicação sobre este programa, segue o link a seguir:


Agora vamos continuar o exemplo que tínhamos iniciado na publicação anterior. Até aquele momento tínhamos inserido uma animação por uma sequencia de imagens, agora vamos arte finalizar a animação, por meio das seguintes etapas:

1) Arte finalizando os Desenhos

Lembrando que inicialmente tínhamos exportado as imagens da animação na coluna 1 do Open Toonz, painel animation...


Agora vamos fazer a finalização do desenho em uma outra coluna, no caso a coluna 4 (já que as colunas 2 e 3 vão ser utilizadas para o cenário e tambor).


Cabe observar que quando se está na coluna 4 é possível se ver o que está na coluna 1 porque é como uma folha transparente sobre outra folha, no caso a coluna 4 representa a folha que está na frente, se por exemplo pintarmos toda a coluna 4 não será possível ver o que tem na coluna 1. ´Percebemos assim que as colunas equivalem a camadas e elas tem opções de tornar invisível e bloquear.

Agora vamos a arte finalização em si, o desenho será finalizado na coluna 4 com a ferramenta Brush (pincel), para isso vamos para a área Drawing e simplesmente selecionamos essa ferramenta e começamos a desenhar na coluna 4.



Apresentamos na imagem a seguir a barra de ferramentas que define configurações da linha que está sendo desenhada...

As opções de size definem o traço mais fino e mais grosso em função da pressão da caneta
Para a finalização o ideal e se ter uma mesa digitalizadora com caneta Spen de boa sensibilidade e níveis de pressão.

Seguem também alguns atalhos essenciais no momento da finalização:

<barra de espaço> Representa a ferramenta mão onde é possível movimentar pela tela de desenho.

<SHIFT> <barra de espaço> ativa a ferramenta de Zoom onde é possível aproximar ou afastar com o botão de rolagem do mouse.

<B> Ferramenta Brush (pincel) para desenhar

<CTRL> <barra de espaço> Ferramenta de rotação da tela, simulando uma mesa de animação onde é possível rotacionar o desenho para melhor finaliza-lo.

<N> Volta para a vista total e horizontal da cena.


2) Pintando com o Balde os personagens

Após arte finalizar todos o desenhos dos personagens partimos para sua pintura, para isso usamos a ferramenta balde (atalho :<F>). Por padrão o programa tem uma folha de estilo na cor preta, é necessário inserir novas folhas de estilo para definir as cores diversas dos personagem, cada cor terá uma folha de estilo, cada coluna tem suas próprias folhas de estilo. vejamos na sequencia de imagens como criar uma nova cor:

O desenho é feito na primeira folha de estilo.

Clicamos em New Style e adicionamos uma nova folha de estilo

Mudamos a Cor da folha de estilo e pintamos o desenho com a ferramenta Balde


Após isso vamos com o balde pintando cada desenho da coluna, importante é que se o desenho não tiver fechado não será pintado, se isso acontecer o melhor e aproximar e refazer o traçado do desenho para que ele fique fechado, após isso provavelmente a ferramenta balde vai funcionar.

3) Inserindo o Cenário

Após selecionar a coluna 2, onde será inserido o cenário, vamos para Browser e carregamos o arquivo de imagem do computador correspondente ao cenário,





Feito isso voltamos para a coluna 2 e vemos que a imagem foi inserida só na primeira linha, selecionamos e clicamos e arrastamos no botão branco até chegar ao último desenho da animação, assim toda a animação estará preenchida pelo cenário.


Importante ressaltar que a imagem do cenário pode ser redimensionada para se ajustar a tela.

Na coluna 3 desenhamos e pintamos o tambor e os pés da pantera, novamente estendemos está imagem para toda a animação.



Dando play o resultado da animação se apresenta a seguir:


4) Exportando o arquivo de vídeo

Exportar a animação é muito simples, para isso vamos em <file>< output settings>, surge a tela a seguir



Em  Save in definimos o local onde o arquivo vai ser salvo.

Em File Settings definimos o formato do arquivo, aqui no caso mov.

Finalmente ao clicarmos em Render será gerado o arquivo de video da animação.

Para reforçar tudo o que falamos aqui segue um vídeo explicativo.



É isso pessoal, espero que tenham gostado, virão outras postagens sobre o Open Toonz, Até a Próxima!

Comentários

  1. Ola. quando faço um desenho no open toonz e quero adequar o traço com a ferramenta control point editor ou pinch tool recebo uma mensagem dizenmdo que "The corrent tool canot be used on a toonz level". Como habilito estas ferramentas? Aliás nenhuma das outras ferramentas de edição de desenhos funciona. Voce pode me ajudar?

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