Sorriso da Lua

Olá a Todos! Nesta postagem vamos criar uma animação de cenário com o software Blender, um software de modelagem e animação 3d.  A postagem tem o título de Sorriso da Lua porque iremos inserir no cenário uma Lua com uma face sorrindo, iremos acrescentar o mar com movimento de ondas. Vamos as etapas.

1) Preparando a área de trabalho do Blender

Quando abrimos o software Blender por padrão a tela de trabalho tem uma câmera, um cubo e um ponto de luz...



Observação: para quem está ouvindo falar do Blender pela primeira vez sugerimos acessar as postagens anteriores sobre o assunto. ( http://descobertavisual.blogspot.com.br/p/animacao.html)

Em seguida deletamos o cubo (selecionando o objeto e teclando delete) e inserimos uma esfera.


Aplicamos em seguida o modificador Smooth para suavizar a superfície da esfera.



2) Criando mapa de imagem para a Lua

Iremos aqui exportar uma imagem com o desenho do rosto da Lua para a esfera para isso vamos em materiais:


A partir dai vamos para Textura de materiais e criamos um novo mapa de imagem. Então abrimos um arquivo com a imagem da face da Lua.


Imagem Lua

Vamos ajustando o tamanho da imagem no objeto para se adequar a esfera, o resultado apresentamos a seguir.


Adicionamos um plano (Create > Plane) atrás da lua e atribuímos um material de cor azul escuro para caracterizar o céu, o resultado apresentamos a seguir.


3)  Criando o mar com ondas

Agora vamos adicionar um plano perpendicular ao plano do céu que vai representar o mar, damos uma pequena rotação para que o mesmo fique visível a camera.


Em seguida criamos uma malha neste plano com o modificador (Tools >Subdivide) com uns 70 segmentos.


Depois aplicamos o modificador Wave (Add > Modifier > Wave) e definimos Speed = 0.03, teremos assim um mar com ondas.


Movimentando a Lua

Através de inserção de keyframes vamos mover a Lua. Diminuímos para 80 frames, selecionamos a Lua e vamos para o frame 01 e inserimos um keyframe (teclando I e escolhendo a opção Location). Depois vamos para o frame 80 e inserimos outro keyframe e mudamos a posição da Lua. Quando exportamos a animação o resultado se apresenta a seguir.


Acabei resumindo um pouco as etapas desse exemplo para a postagem não ficar tão longa, mas se você quiser entender melhor não tem problema, no vídeo a seguir estão todos os detalhes desse exemplo.



É isso ai pessoal, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões e, Até a Próxima!

Comentários