Animação Com o Toon Boom Harmony

Olá a Todos, Hoje vamos experimentar o Software Toon Boom Harmony, que se trata de uma nova versão do software Toon Boom com muitas melhorias. 

Antes de iniciarmos nosso exemplo cabe esclarecer que o software esta a venda em três versões: Essentials, Advenced e Premium, variando respectivamente de preço entre 265 e 1.385 dólares, sendo que a versão mais barata tem menos recursos e é para quem está aprendo e a versão mais cara tem todos recursos que um bom estúdio de animação precisa.

É possível baixar o programa para avaliação por 23 dias, segue o link: http://www.toonboom.com/products/harmony . Mas vamos as etapas do nosso exemplo.

A- Iniciando uma nova Cena


Vemos na imagem a tela que surge quando abrimos o Toon Boom Harmony, vejam que podemos nomear um novo arquivo ou abrir um já existente.


B - Área de Trabalho do Toon Boom Harmony


A área de trabalho deste software é parecida com a de outros como o flash onde temos no canto superior esquerdo as ferramentas de desenho e manipulação de objetos, na parte inferior a linha de tempo (timeline) com as layers, o detalhe é que há ótimas ferramentas para desenhar e pintar a animação, mas vamos a um simples exemplo de construção da animação quadro a quadro, que neste caso é feita digitalmente com mesa de desenho Wacom Bamboo Create.

C - Iniciando uma animação com a bola

Agora vamos iniciar a sequencia de etapas para construir uma simples animação de uma bola pulando, vamos acompanhando as figuras e em seguida a explicação da sequencia numerada em vermelho.


1- Selecionamos a ferramenta de desenho lápis,
2 - Escolhemos qual traço mais adequado para nosso desenho,
3 - Selecionamos o primeiro frame da timeline,
4 - Desenhamos o circulo com a mesa de desenho.

D - Continuação


5 - Clicamos no segundo frame,
6 - Clicamos na ferramenta de transparência que permite visualizar desenhos em frames anteriores e posteriores,
7 - Desenhamos o segundo circulo, mais achatado como se estivesse preparando para pular.

E - Copiando, Colando objetos


8 - Clicamos na seta de seleção de objetos, depois vamos para o frame 1,
9 - Selecionamos o circulo (clicando e arrastando até o quadrado cobrir todo o circulo),
10 - Teclamos CTRL + C para copiar, vamos para o frame 3 e clicamos em CTRL + V para colar.


F - Movendo 


11 - No frame 3 repito o procedimento de copiar o objeto e depois vou para o frame 4 e colo o circulo,
12 - Clico no objeto e arrasto para mover ( o ícone cruz de movimento tem que aparecer).

Vamos repetindo este processo, tentando produzir uma movimentação em arco do circulo, até chegar no frame da próxima figura.

G - Vendo a animação, exportando e salvando o arquivo.


13 - Arrastamos o limitador de frames da animação para o ponto onde terminamos o desenho,
14 - Clicamos na seta de para ver como ficou a animação.
15 - Aplico a tecla de repetição da animação,
16 - No menu arquivo (file) posso salvar o projeto e exportar a animação.

No final temos o resultado a seguir...



Para reforçar o que acabamos de dizer segue um vídeo com outro exemplo bem legal, que acrescenta ainda o conceito de inserção de imagem e pintura com o balde. Vejam a Seguir:



Espero que tenham gostado, deixem suas dúvidas e comentários e, Até a Próxima!

Abraço,

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