Criando uma Cena no OpenToonZ

Boa Tarde! Hoje vamos apresentar um guia bem legal de como produzir uma cena de animação 2D tradicional no Open Toonz a partir de desenhos feitos em folhas de papel. Mas você conhece o Open Toonz? Vamos apresentar o programa e as etapas da animação, acompanhe-nos.

Open Toonz

Open Toonz é um software para produção de animações 2D, aquelas tradicionais que produziram as primeiras animações. O interessante é que este software possui uma qualidade profissional e o melhor é que é Open Source , ou seja, pode ser baixado gratuitamente e usado para produção de animações comercias e não comerciais. Para quem quer criar animações vale a pena baixar e conhecer o programa. O link a seguir representa o site do programa: https://opentoonz.github.io/e/ .

Site do Open Toonz

A Interface do Open Toonz

Apresentaremos a seguir, a partir da produção de uma cena de animação, a interface do Open Toonz e algumas de suas principais funções.

Ícone do Programa
Após instalado, quando abrimos o Open Toonz surge a seguinte tela:

Tela Inicial do Open ToonZ
Observando a tela inicial do Open Toonz podemos observar elementos comuns a programas tradicionais de animação, na aba do lado esquerdo temos as ferramentas de desenho, pintura e seleção; na aba direita temos colunas que representam camadas, na aba inferior vemos funções de Timeline, onde basicamente executamos e testamos a animação; e o menu superior temos opções principais de arquivo, edição, ajuda, entre outros. A tela branca no meio representa a área de trabalho da animação, onde são compostos cenários e animações. Há também uma caixa de dialogo onde são definidas opções de nome da nova cena, resolução da animação e numero de frames por segundo.

O exemplo que iremos iniciar aqui será dividido em duas partes, a primeira será apresentada agora com a demonstração de importação de uma sequencia de desenhos de uma animação no Open Toonz, e numa segunda parte finalizaremos a animação. Vamos a primeira parte.

Importando uma Sequencia de Desenhos no Open Toonz

Inicialmente abrimos o Open Toonz e criamos uma nova cena conforme a imagem abaixo:

Cena Criada com o nome BandaBicho, com resolução 1920x1080 e 24 FPS
Na aba superior direita selecionamos o menu Browser, o programa adquire o aspecto da imagem a seguir:



Nesta área do programo iremos importar uma sequencia de imagens de uma animação que já foi previamente desenhada, digitalizada e salva numa pasta.

Sequencia de Imagens sendo digitalizadas.
No caso do exemplo os arquivos estão na pasta sequencia, pode se verificar os nomes das imagens corretamente numerados em sequencia. Para importar a sequencia selecionamos a primeira imagem e, com o botão direito do mouse, selecionamos a opção rename, conforme a imagem a seguir:


Com essa operação é criada um novo arquivo com toda a sequencia, como se vê na imagem a seguir:


Após isso clicamos com o botão direito do mouse no novo arquivo e escolhemos a opção load, com isso as imagens são inseridas em sequencia em uma camada. Podemos ver isso clicando no menu  animation, como demonstra a imagem a seguir:


para ver como está a animação escolhemos a clicamos em looping como demonstra a figura:


O resultado segue no gif animado:


Apresentamos um vídeo reforçando tudo que acabamos de explicar:



O que foi feito até aqui ainda é uma etapa intermediaria de nosso exemplo, precisamos ainda arte finalizar os desenhos, pintar, criar o cenário e adicionar som. Mas vamos deixar isso para uma próxima publicação porque esta postagem já está muito longa. Não deixem de acompanhar. Deixem seus comentários e sugestões e, Até a Próxima!




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